Cemig nas Escolas capacitou mais de 100 professores em 2023
Profissionais da educação serão responsáveis por multiplicar a cultura da eficiência energética nas escolas públicas de Minas Gerais
Com o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento sobre eficiência energética e as temáticas da energia, o Cemig nas Escolas realizou, em 2023, a capacitação de 133 educadores. Com esta proposta, a iniciativa pretende que os professores sejam multiplicadores e sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica.
Com o objetivo de tornar mais acessível o conhecimento sobre eficiência energética e as temáticas da energia, o Cemig nas Escolas realizou, em 2023, a capacitação de 133 educadores. Com esta proposta, a iniciativa pretende que os professores sejam multiplicadores e sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica.
Durante o treinamento, os professores têm o primeiro contato com a dinâmica a partir de um Webinar e, logo após, podem realizar o curso no qual são apresentados os conceitos sobre a energia e a eficiência energética, hábitos de consumo de energia, conservação da energia e o desenvolvimento sustentável. A carga horária total da capacitação é de 16 horas.
Após a realização do curso na plataforma Energia que Transforma, os professores são convidados a participar do webinar de encerramento, ambiente interativo no qual é possível debater os conhecimentos propostos pelo Energia que Transforma. Durante o Webinar, os professores podem compartilhar com os pares estratégias de abordagem em sala de aula, enriquecendo a proposta da formação.
Milene da Costa, residente do município de Araçuaí (MG), é uma das educadoras capacitadas pela Cemig. De acordo com a professora, a simplicidade na qual os conteúdos são trazidos é um ponto forte da plataforma.
“Eu gostei muito do curso, e um dos assuntos que me chamou a atenção foi a explicação da utilização da água para a geração da energia elétrica. Além disso, é muito importante que esse tema seja tratado nas escolas, pois é uma forma de conscientizar os estudantes”, ressaltou.
Em complemento, Gilmar Ribeiro, que é instrutor e mediador nos webinars, destaca a importância de levar os temas ligados à energia dentro do ambiente escolar.
“É um processo de ensino-aprendizagem, em que nós trabalhamos esses temas com os professores e eles transmitem os conteúdos em sala de aula. Nós temos feito um trabalho que tem sido bem recebido e compreendido pelos professores do estado de Minas Gerais e a Cemig tem dado todo o apoio durante esse processo. Esperamos que o projeto dê muitos frutos nas escolas, nas famílias e na comunidade”, pontuou o tutor do curso.
E para ampliar o projeto, a Cemig irá abrir novas turmas em fevereiro, com a apresentação da plataforma Energia que Transforma, desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e realização da Eletrobras.
Sobre o Cemig nas Escolas
O Cemig nas Escolas é mais uma inciativa do Programa de Eficiência Energética da Cemig e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o uso sustentável da energia elétrica. Com o projeto, a companhia busca formar uma nova geração de crianças e adolescentes atentas aos hábitos de consumo de energia. A proposta itinerante da iniciativa é uma resposta à necessidade de se atingir as diversas regiões do estado e, por isso, a estrutura formada por dois caminhões e uma carreta chegará a cerca de 100 municípios, atendendo todas as escolas (municipais e estaduais) das localidades.
Além dos alunos dessas instituições de ensino, a população local também poderá conferir experiências lúdicas, participativas e inovadoras. Entre as atividades do Circuito de Eficiência Energética, estão o jogo do estilo escape game, a tenda tecnológica com jogos de realidade virtual, perguntas e respostas e painéis interativos. Exclusivamente para as escolas, haverá a apresentação de peças teatrais.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site: www.cemignasescolas.com.br. E, se você é professor e deseja participar da formação, inscreva-se aqui.