Em outubro, 47 pessoas concluíram a formação em eficiência energética
Durante o mês de outubro, o Cemig nas Escolas realizou mais duas turmas de sua Formação de Professores e certificou 47 pessoas. Essa frente de atuação do projeto educacional tem o objetivo de difundir informações mais aprofundadas sobre eficiência energética aos participantes.
Desde o final de 2023, 16 turmas foram realizadas e 346 educadores da rede estadual de ensino finalizaram a capacitação nesse tema. Esses concludentes podem impactar positivamente a comunidade escolar com os conhecimentos adquiridos, pois se tornam divulgadores das boas práticas de como economizar energia elétrica.
Conduzida pelos orientadores Agamenon José e Gilmar Ribeiro, a formação tem três etapas: webinar de lançamento, acesso à plataforma “Energia que Transforma” e webinar de encerramento. Durante o primeiro webinar, são apresentadas aos inscritos as principais informações do curso e o site em que serão vistos os conteúdos.
Após esse momento, os professores são capacitados através de conteúdos assíncronos da plataforma “Energia que Transforma”, com sua metodologia desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Por fim, no encontro de encerramento, todos debatem os conhecimentos obtidos durante a formação sobre eficiência energética e como eles podem ser abordados nas salas de aula e escolas em que trabalham.
Para o tutor Gilmar Ribeiro, é importante educar a sociedade sobre o uso consciente da energia elétrica em razão do seu alto custo de manutenção e ambiental. “O fato da geração de energia ter um custo alto de implantação, operação e manutenção e um custo ambiental muito grande é o que impulsiona a nos preocuparmos com seu uso final, para que usemos com racionalidade e evitarmos o desperdício. Daí vem a importância de educar as pessoas para o usar bem a energia disponível”.
Além disso, ele destaca o papel fundamental das ações realizadas pelo Cemig nas Escolas, como por exemplo a formação de professores, para conscientizar as pessoas sobre a eficiência energética.
“O Cemig nas Escolas tem sua importância fundamental nas escolas e, com certeza, teremos adultos mais conscientes e respeitosos com a energia, com o meio ambiente e com todos os insumos necessários à vida, tornando assim o mundo mais sustentável”.