Nova Serrana se destaca pelo alto número de visitantes do Cemig nas Escolas
Entre os meses de junho e julho, o Cemig nas Escolas continuou a visitar as escolas públicas das cidades de Minas Gerais e, durante esse período, Nova Serrana se destacou pela grande quantidade de alunos presentes. Somando as visitas em 27 instituições de ensino municipais e estaduais do município do Centro-Oeste de Minas, o projeto beneficiou 17522 pessoas.
As escolas visitadas foram: EM Diretora Maria do Carmo Fonseca, EM Alice Cândida dos Santos, EE Frei Anselmo, EM Professora Beatriz Rita Pereira, EE Maria Zeli Diniz Fonseca, EM Dioneta Batista de Freitas, EE Major Agenor Lopes Cançado, EE Antônio Martins do Espírito Santo, EM José Belchior Preto, EM José Américo de Lacerda, EM Geralda de Assis Freitas, EM Antônio Amaral de Lacerda, EM Professora Eliane Francisca de Freitas, EM Arésio Eleutério Amaral Júnior, EM Agenor Joaquim Ferreira, EM Dona Maria Rosa Soares, EM Maria Alves de Brito Leite, EM Frei Ambrósio, EM Tânia Aparecida Carvalho Saldanha, EE Padre Lauro, EM José Antônio de Lacerda, EM Marçal Moreira da Silva, EM Professora Conceição Teixeira Bueno, EM José Rodrigues Neto, EM Américo Ferreira, EM Leonor Cândida de Faria, EM Dona Maria Francisca de Andrade.
O Circuito atua como uma sala de aula itinerante, promovendo o conhecimento sobre energia elétrica e seu uso eficiente. Para isso, a estrutura dessa atividade é composta por uma tenda tecnológica e unidade móvel com recursos interativos e lúdicos e estrutura de apresentação teatral.
As ações realizadas na tenda são o jogo de realidade virtual, o quiz da eficiência e o jogo da casa eficiente, os quais estimulam o conhecimento sobre eficiência energética de forma divertida e prática. Enquanto isso, na unidade móvel, há o escape game, em que os participantes descobrem os principais causadores do alto consumo de energia em uma simulação de casa e, a partir das soluções, diminuem o uso de energia.
As peças teatrais: “As aventuras do Quinzinho” e “Economizando com sabedoria”, demonstram situações cotidianas envolvendo o conceito de eficiência energética, estimulando hábitos mais sustentáveis, de forma lúdica e divertida para alunos dos ensinos fundamental e médio.