Alunos e professores de Nepomuceno se encantam com o Circuito de Eficiência Energética da Cemig

Dos dias 12 a 16 de dezembro, o Projeto Cemig nas Escolas realizou diferentes atividades com o objetivo de levar conhecimento e entretenimento sobre os assuntos referentes ao uso de energia elétrica na praça Padre José, no município de Nepomuceno. A cidade, conhecida por sua cafeicultura e povo acolhedor, fez jus à sua fama e recebeu o Circuito de Eficiência Energética de forma calorosa que durante seus dias contribuiu para ensinar como usar energia elétrica de forma eficiente, unindo diversão e conhecimento a partir da gamificação. Das mais de 160 pessoas que estiveram presentes ao longo da permanência do circuito na cidade, a professora Orocil de Fátima Silva, de 50 anos, compartilhou sua experiência. “O que mais me chamou atenção foi a casa, uma maquete que representa uma residência com todos os aparatos tecnológico e sustentáveis, adorei. Além de poder economizar, aprendi a como reaproveitar a água da chuva para piscina, aguar o jardim, o que eu não sabia, foi uma surpresa. Mas para mim, o mais importante desse trabalho realizado é ver os alunos, cada vez mais, aplicando estes aprendizados no dia a dia, além de compreender a importância de economizar”, disse. Orocil, ainda fez questão de destacar como o projeto impacta no seu trabalho como professora. “Esses são aprendizados simples, que fazem muito mais sentido para as crianças com os jogos. O quis foi maravilhoso, eu fiquei até um pouco surpresa porque nos momentos eles ficaram tímidos e depois quiseram ir de novo. É claro, que como professora, tenho que estar sempre aprendendo e trabalhando sobre energia, mas a cada momento se descobre uma coisa nova”, concluiu. Cemig nas Escolas Projeto que integra as ações do Programa de Eficiência Energética da Cemig, buscando, principalmente, a disseminação de hábitos que contribuam para a redução do desperdício de energia elétrica. A iniciativa contempla duas ações, o Webinar Cemig nas Escolas, evento de sensibilização voltado para as instituições públicas de ensino, e o Circuito de Eficiência Energética formado por uma tenda tecnológica e uma unidade móvel de atendimento ao público em geral.