Cemig nas Escolas realiza duas turmas da Formação de Professores em abril

Durante o mês de abril, o Cemig nas Escolas realizou mais duas turmas, a 21ª e a 22ª, da sua Formação de Professores e capacitou 41 profissionais, sendo desde o início da atuação 490 pessoas. Esse pilar do projeto educacional tem o objetivo de explicar alguns conceitos de eficiência energética e práticas sustentáveis relacionadas ao uso da energia elétrica aos inscritos.
Dessa forma, esses educadores têm maior embasamento e segurança para serem multiplicadores em sala de aula do conhecimento que foi aprendido no curso. Consequentemente, os alunos de suas turmas são impactados positivamente a terem hábitos mais conscientes.
A capacitação desses professores é conduzida por tutores especialistas e realizada, virtualmente, em três etapas: webinar de abertura, utilização da plataforma com o conteúdo e webinar de encerramento. No início, os participantes são apresentados às principais informações da formação e o site no qual terão acesso aos conteúdos.
Após isso, os professores consomem os conteúdos da plataforma “Energia que Transforma”, com sua metodologia desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Por fim, no encontro de encerramento, os participantes discutem o que puderam aprender no curso e como aplicar isso em sala de aula.
Para Gilmar Ribeiro, tutor da Formação de Professores do Cemig nas Escolas, a partir do conhecimento adquirido no curso, esses professores podem influenciar positivamente a comunidade escolar em que atuam e, consequentemente, a sociedade de maneira geral.
“Todas as informações adquiridas no curso servirão para que o professor inclua, independente da disciplina que atua, conhecimentos sobre o uso eficiente da energia. Dessa forma, os alunos podem aprender como utilizar a energia elétrica de forma racional e consciente, levando essas informações para sua casa e, consequentemente, para sua comunidade”.