Mais de 15 mil alunos aprenderam sobre Eficiência Energética em março

Em março, após a realização das visitas às escolas do Circuito de Eficiência Energética do Cemig nas Escolas, mais de 15 mil alunos puderam ter acesso a informações sobre como utilizar a energia elétrica de forma consciente. Ao todo, foram percorridas 50 instituições de ensino públicas de 11 cidades de Minas Gerais. 

Essas cidades são: São Francisco, Cruzeiro da Fortaleza, Caeté, Perdizes, Monte Azul, Pedrinópolis, Planura, São Francisco de Sales, Presidente Juscelino, Corinto e Botumirim. 

Nesse pilar do projeto educacional, nossas unidades móveis atuam como sala de aulas itinerantes, levando conhecimento sobre eficiência energética maneira interativa para os estudantes mineiros. Para isso, o Cemig nas Escolas conta com uma estrutura completa: atividades dentro do caminhão, tenda tecnológica e apresentações teatrais. 

Dentro do caminhão foram desenvolvidos um escape game e diversos painéis que trazem, de formas diferentes informações relevantes sobre energia elétrica. Além disso, na tenda tecnológica são disponibilizados para os visitantes jogos que utilizam dispositivos eletrônicos, como os óculos de realidade virtual. Por fim, as apresentações teatrais conseguem atrair alunos mais jovens e mais velhos, fazendo representações que exemplificam a importância do consumo consciente de energia. 

É essa estrutura que colabora com a transmissão de conteúdo para os alunos que a diretora Raquel Ângela, da EM Professora Sirlene de Paula, de Caeté, destaca: 

O projeto educa os alunos, proporcionando a eles conhecimento necessário para entender como a energia é gerada, consumida e como é possível reduzir o desperdício no seu cotidiano. Por meio de suas atividades, o projeto visa tornar o aprendizado mais acessível às crianças, ao mesmo tempo que desperta o interesse delas de forma divertida”. 

Além disso, ela ressalta que os estudantes, com o conhecimento adquirido durante a visita, contribuirão com a preservação dos recursos naturais e poderão difundir o que aprenderam para seus familiares e sua comunidade:  

“Os estudantes têm a oportunidade de transmitir esses conhecimentos para seus familiares e toda a comunidade. Ao integrar a educação energética no ambiente escolar, o projeto contribui para a formação de cidadãos mais responsáveis, preocupados com a preservação dos recursos naturais e com o futuro do nosso planeta”.

Galeria

Imagem

de

Inscrição para o
Webinar

Inscrição para o
Webinar

Venha conhecer o
nosso museu

Venha conhecer o
nosso museu