Cemig lança nova etapa de projeto educacional sobre eficiência energética

Iniciativa envolve atividades lúdicas, inovadoras e participativas e formação de professores que serão multiplicadores da temática nas escolas  
 
A Cemig e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais realizaram, no dia 29 de setembro, um workshop sobre a nova etapa do Cemig nas Escolas. O projeto tem como objetivo disseminar a cultura do consumo consciente da energia elétrica entre estudantes, professores e população em geral, aproximando o público da temática por meio de uma abordagem inovadora, com experiências lúdicas e tecnológicas. 
 
O lançamento junto à secretaria, às superintendências regionais de ensino e ao corpo docente do estado teve o intuito de integrar a rede estadual de às realizações que ocorrerão nos próximos dois anos. O Cemig nas Escolas prevê que mais de 100 municípios recebam atividades itinerantes que ocorrerão em três frentes simultâneas, sendo contempladas todas as escolas públicas estaduais de cada uma das localidades visitadas.  
 
Conforme explicou Thiago Batista, coordenador de projetos educacionais da Cemig, o caráter itinerante do projeto é dado pela circulação de uma carreta e dois caminhões que levam, em seus interiores, um jogo do tipo escape room – e que é realizado no interior dos veículos –, além de uma estrutura de jogos que são disponibilizadas em locais públicos da cidade. O circuito de eficiência energética, como é chamado, trabalha diversos conhecimentos sobre a energia com muita diversão e incentivando a aprendizagem ativa.  
 
Para as escolas, o projeto reserva, ainda, teatros para os públicos do ensino fundamental I e II e o ensino médio. Com uma abordagem diferenciada para as faixas etárias infantil e juvenil, a companhia busca fomentar a mensagem de seu Programa de Eficiência Energética. “Nós conduzimos esse programa desde 2001, com diversas iniciativas, tendo como cerne principal a educação. Neste projeto, nosso objetivo é criar uma cultura do uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explicou.  
 
Parceria com a Secretaria de Estado de Educação 

A parceria do Programa de Eficiência Energética da Cemig e da Secretaria de Estado de Educação é de longa data. Em 2023, por exemplo, a Cemig concluiu a modernização de todas as escolas públicas estaduais, o que significa que todas as unidades da área de concessão da Cemig que ainda não tinha iluminação de LED padronizada tiveram suas lâmpadas antigas e ineficientes substituídas por lâmpadas dessa tecnologia.  
 
Em 2022, o Cemig nas Escolas, em seu formato itinerante, já havia contemplado mais de 300 mil alunos com o circuito de eficiência energética. A principal mudança para o projeto atual, além da repaginação das atividades, é a substituição de palestras sobre a energia e seu uso sustentável para teatros, representando uma busca constante de chegar a abordagens mais lúdicas e de interesso do público.  
 
Ainda na nova etapa do projeto, haverá formações de professores, em uma plataforma disponibilizada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e realização da Eletrobras.  
 
Durante o workshop, Graziela Trindade, superintendente de políticas pedagógicas da SEE/MG, ressaltou a aplicabilidade do projeto na educação mineira. “Serão oferecidos cursos de formação para profissionais da educação, que tratará do uso consciente de recursos naturais e estratégias de abordagem em sala de aula, desenvolvido a partir de tutoria especializada”, disse.   
 
O circuito 

Na prática, o Cemig nas Escolas acontece com atividades em três âmbitos: Circuito de Eficiência Energética, formação de professores e a Gincana Eficiente. O Circuito traz diversas ações que promovem o conhecimento sobre energia a partir de atividades como jogos interativos, tenda tecnológica, realidade virtual, quiz e apresentação teatral. Já a Gincana Eficiente é uma competição entre os alunos das escolas que participaram do Circuito demonstrando o que eles aprenderam sobre a temática, tornando-os Guardiões da Energia.  
 
Como parte do projeto, os professores da rede pública de Minas Gerais também participam de uma formação para se tornarem multiplicadores da temática, por meio de webinares de apresentação e uma formação completa na plataforma Energia que Transforma, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.    
 
Ao todo, a formação conta com carga horária de 16h trazendo conhecimentos sobre eficiência energética, formas de energia, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos, além de receberem materiais de apoio para ajudá-los a tornar o tema permanente em suas escolas de atuação.   
 
Metas do projeto 
Alunos atendidos: 300 mil  
Escolas beneficiadas: 600 unidades 
Municípios visitados: 100, na área de concessão da Cemig 
Imagem

de

Inscrição para o
Webinar

Inscrição para o
Webinar

Venha conhecer o
nosso museu

Venha conhecer o
nosso museu